Pecuária brasileira representa mais de 15% do PIB e gera 18% das exportações

O setor da pecuária, atualmente, representa mais de 15% do PIB brasileiro, gera 18% das exportações do agronegócio nacional e já passou por vários ciclos de expansão e retração.

Em média a pecuária sempre cresceu e inovou, não deixando dúvidas que constitui um dos nossos principais pilares econômicos.

Cenário atual da pecuária no Brasil

O Brasil é responsável por ser o segundo com maior rebanho bovino no mundo e o primeiro em rebanho comercial. Só ai já da pra imaginar como a valorização do setor é crescente, certo?

A criação de gado leiteiro é um exemplo para vários países, sem falar no crescimento dos laticínios e ampliação da produção.

Outro exemplo que coloca o país em um patamar de destaque é a produção de aves de corte e o investimento na qualificação e produção de suínos.

O campo brasileiro, a partir da segunda metade do século XX, passou por um amplo processo de modernização, resultante da industrialização intensa e comercialização em ampla demanda para o exterior.

Fatores que contribuem para a ampliação do setor

– Menor custo de produção em relação a outros países;

– Maior demanda de alimentos para outros países;

– Melhor qualidade dos produtos oferecidos;

– Aspectos sanitários e de produção.

Melhoramento genético bovino

Um fator de destaque no crescimento da pecuária está relacionado à genética bovina, que melhorou de forma exponencial ao decorrer dos anos.

A introdução das novas técnicas como a transferência de embriões; inseminação artificial em tempo fixo e a aspiração folicular para FIV proporcionou um melhoramento do gado de leite e de gado de corte. Além do aprimoramento dos reprodutores bovinos.

Todos os fatores em conjunto vêm prosperando para um crescimento ainda maior da cadeia de produção para a pecuária.

Saiba como impulsionar seu negócio na área da pecuária. Você pode se destacar na pecuária de corte; pecuária de leite; laticínios; fabricação de ração; agricultura e irrigação.

Tem muita oportunidade para você! Confira aqui todos os detalhes: Colônia de Férias de Capacitação nas Áreas da Medicina Veterinária e Agropecuária

Fonte: Embrapa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish
pt_BRPortuguese en_USEnglish